A psoríase pode aparecer ou agravar-se quando sentimos stress ou quando o nosso equilíbrio emocional está alterado.

Estudos apontam para o fato de certos neurotransmissores estarem presentes tanto no cérebro como na pele, fazendo com que haja uma ligação entre eles. Isso explica a razão pela qual o equilíbrio do nosso sistema nervoso tem um impacto sobre o estado da nossa pele. Por vezes, mesmo quando a psoríase parece controlada pode voltar a aparecer no seguimento de um desequilíbrio emocional o qual, por sua vez, pode afetar ainda mais o bem-estar emocional.

Foi nesse sentido que Jon Kabat-Zinn, professor Emérito de Medicina na Universidade de Massachussetts e fundador do programa MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction – Mindfulness para Redução de Stress), quis testar a eficácia da meditação de atenção plena em pacientes com psoríase. Foram criados 2 grupos: um que se submeteu à sessões de fototerapia sem recorrer à meditação e outro grupo ao qual ensinaram a tomar consciência da sua respiração, das sensações do corpo, em imaginar os raios ultravioletas a abrandar o crescimento das células. No fim deste estudo, confirmou-se que os efeitos da fototerapia tinham sido 4 vezes mais eficazes nos pacientes que tinham efetuado exercícios de meditação graças à conexão mente-corpo.

Por muito custoso e estranho que possa parecer ao início, a meditação pode dessa forma ajudar a mobilizar e a maximizar as capacidades da mente e do corpo de forma a facilitar a cura e a limpeza da pele ao permitir um aumento das emoções positivas e uma gestão mais eficaz das dificuldades em situações de stress. Com uma prática e uma entrega diária, mesmo ao ser assolado por emoções negativas, saberá o que pode fazer para se libertar das mesmas.

Para começar a prática meditativa, é possível optar por meditações guiadas que podem ser ouvidas a qualquer momento. O importante é encontrar um horário e um local tranquilo durante o qual apenas se vai focar em si e na meditação guiada. A ideia é permitir-se seguir as instruções dadas durante a meditação o melhor possível e fazê-lo diariamente. Isso vai permitir-lhe relaxar e estar atento ao seu corpo e às suas emoções.

Outra das técnicas referidas pelo Dr. Jon Kabatt-Zin e que também pode ser feita diariamente juntamente com a meditação é a técnica da visualização que convida a pessoa a imaginar a sua pele a limpar e a curar.

Tanto a meditação como a visualização poderão não ter efeitos imediatos ou rápidos no entanto, com paciência, estará a contribuir para o seu bem-estar emocional o que por sua vez influenciará o bem-estar da sua pele.

Categorias: Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *