Embora a Psoríase seja uma doença do sistema imunitário, há uma variedade de factores que podem causar o seu aparecimento. Um desses factores é o stress.
Mas porque será isto assim? O stress físico e/ou mental pode causar a libertação de certos agentes químicos que podem causar certos sintomas como a dor, a comichão e em pior caso, as inflamações. Mas há boas notícias! É que há uma grande variedade de maneiras de lidar com o stress.
1) Assuma o controle de seus sentimentos.
A Psoríase pode afetar as suas emoções. Por exemplo, pode sentir-se constrangido ou frustrado, o que pode tornar difícil desfrutar de certas situações sociais. Reconhecendo as suas emoções pode ajudá-lo a sentir-se melhor. Lembre-se sempre que somos todos diferentes, mas todos iguais!
2) Não se desculpe dos seus sentimentos.
É natural e perfeitamente aceitável que se sentia envergonhada/o, irritada/o, ou frustrada/o.
Fale com um amigo, membro da família, ou psicólogo, pois fechar-se da sociedade não é a melhor opção, pelo contrário! É importante ter alguém que ouça os seus sentimentos e preocupações. Um ombro amigo e um pouco de apoio podem fazer maravilhas.
3) Eduque-se.
Saiba mais sobre as possíveis causas da Psoríase e encontre dicas que o ajudem a explicar os sintomas aos círculos onde está inserido. Pode começar por dizer às pessoas que não é contagioso, É uma condição, que irá acompanha-la/o durante toda a vida, do sistema imune ,com sintomas que podem aparecer a qualquer momento.
4) Assume uma abordagem ativa ao tratamento.
Conheça as suas opções e mantenha-se explorando novos tratamentos com o seu dermatologista até encontrar um que funcione consigo.
Informe o seu médico sobre o peso que a Psoríase está a assumir na sua vida. Converse com o seu dermatologista um médico para que ele ou ela entendam, totalmente, como a Psoríase está a afetar a sua vida. Use este guia para o acompanhar nos primeiros tempos.
5) Liberte-se do stress. Senta-se melhor.
Mantenha-se ativo através de um desporto, faça atividades com amigos ou apenas dê uma caminhada para esquecer os problemas, levantar o espírito e aliviar o stress. Abaixo estão algumas atividades que podem ajuda-la/o a relaxar e geralmente a sentir-se melhor. Escolha aquelas que lhe interessam, mas não se esqueça de confirmar com o seu médico, antes de começar.
5.1) Yoga combina uma série de posturas do corpo e estende-se à respiração corporal. Acredita-se que as posições permitem relaxar os músculos e melhoram o fluxo sanguíneo. Como resultado, o stress e a tensão são libertados.
O exercício regular pode ajudar a diminuir o stress e a relaxar. Tem um efeito calmante sobre as suas emoções.
5.2) A Meditação envolve focar a mente num pensamento, numa palavra, num objeto ou até mesmo na sua própria respiração, durante um determinado período temporal. Embora não seja totalmente claro quais os efeitos que tem sobre o corpo, acredita-se que ajuda a relaxar os músculos, a melhorar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração.
5.3) O Tai chi é uma série de movimentos destinados a mover suavemente o “chi”, ou energia, através do corpo. Acredita-se que o benefício vem da prática regular e melhorias lentas na postura e alinhamento do corpo. Os próprios movimentos também são calmantes e relaxantes.
5.4) As Massagens podem ser usadas como uma forma de ajudar a aliviar a tensão muscular, diminuir o stress, e, além disso, ajudam a relaxar o corpo e a mente! Também podem ser utilizadas para aliviar e controlar a dor crónica e aguda.
A visualização e imaginação em certos lugares ensinam-lhe a tornar-se mais tranquila/o e a usar isso a seu favor para aliviar a tensão.
Nunca se esqueça que estes fatores são uma ajuda indispensável para combater os sintomas da psoríase, e para que tenha uma vida mais descansada e tranquila.
Já experimentou o nosso tratamento 100% natural para a Psoríase. Saiba mais aqui.
0 comentários